Dúvidas Frequentes

Quais são os procedimentos para se associar?

Primeiramente, é necessário que o proponente concorde com as Condições Gerais do CONTRATO DE ADESÃO DE ASSOCIADO PROFISSIONAL AO ECO-INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL apresentadas neste site no link CONDIÇÕES GERAIS E CADASTRO, o proponente será direcionado para a página de Cadastro e logo após seu cadastramento, deverá se dirigir ao escritório do ECO Instituto munido do seu RG, CPF e Comprovante de Residência (Conta de Água, Luz ou Telefone), para os procedimentos de efetivação da sua associação.

Existe alguma taxa a ser paga?

Existem duas taxas, a primeira é a Taxa de Adesão no valor de R$ 50,00, esta taxa é única e será debitada do primeiro repasse de recursos do Profissional Associado, não havendo a necessidade do mesmo levá-la em espécie no registro da sua adesão, a segunda taxa é a Taxa de Gestão, esta, uma porcentagem sobre os faturamentos que o associado vier a receber sobre os faturamentos solicitados, são cobradas no ato do repasse dos seus recursos para a sua conta.

Quais os benefícios de ser um associado?

O associado passa a ser um profissional autônomo com CNPJ e tem como benefício, a execução dos seus serviços aos seus clientes (Tomadores de Serviços) tendo a sua disposição através do ECO INSTITUTO, confecção de contratos, termos de parcerias, podendo participar de licitações, etc., inclusive, fazer as solicitações de emissão dos seus faturamentos além de arcar com menos encargos, taxas e tributos que são impostos a uma Pessoa Jurídica normal, proporcionando maior liquidez do recebimento por seus préstimos profissionais.

Existe alguma restrição em associar-se ou desvincular-se do ECO INSTITUTO?

Em atendimento ao determinado pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º item XX, ninguém pode ser compelido a associar-se ou permanecer associado, então não existe quaisquer restrições para se tornar um associado, assim como para se desvincular do ECO INSTITUTO. O associado pode solicitar a sua adesão assim como o desvincular-se a qualquer momento, sem qualquer ônus, taxas, multas, etc., bastando informar seu interesse formalmente.

Quais as responsabilidades do associado junto ao ECO INSTITUTO?

As responsabilidades do associado limitam-se na obrigação de prestar seus serviços de forma ética, profissional e pontual, mantendo e honrando o bom nome da organização que ele estará representando junto aos seus clientes (Tomadores de Serviços). Não existem quaisquer responsabilidades para o associado junto ao ECO INSTITUTO, no que se diz respeito a administração da organização de uma forma geral, essas responsabilidades limitam-se à Diretoria Executiva, que é a única responsável sobre as contas, despesas, etc.

Como eu solicito um faturamento para o ECO INSTITUTO?

Através deste site, na página inicial ou no rodapé da página, na opção “Solicitação de Faturamento”. É importante lembrar o preenchimento de todos os campos com as informações corretas.

Como a empresa (Tomador de Serviços) fará o pagamento dos meus recursos?

A empresa a qual o associado prestou seus serviços fará o pagamento dos seus recursos diretamente para o ECO INSTITUTO, que fará o repasse dos recursos para o associado, já deduzindo a Taxa de Gestão Administrativa.

Quanto ao Imposto de Renda, sou isento?

A Receita Federal é muito específica, a responsabilidade da Declaração é de exclusiva competência do cidadão, o ECO INSTITUTO é Isento de IRPJ e por força de Lei não faz qualquer tipo de retenção de valores relativos ao IRPF.